OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA BOA NUTRIÇÃO (PARTE 3) - Natahaline Rigueira

terça-feira, 19 de maio de 2020

OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA BOA NUTRIÇÃO (PARTE 3)

A lista dos benefício de uma boa dieta é longa, mais sabemos que para que isso aconteça existe vários fatores, o ambiente, as emoções, a fonte de alimentos, como cozinhar, entre outros são determinantes para uma alimentação saudável. 
Abaixo alguns fatores que lhe ajudará a manter uma dieta saudável.

Garantir o equilíbrio ácido base
À medida que envelhecemos, os tecidos tendem a acidificar, o que resulta em desmineralização. O fígado é o órgão de desacidificação mais importante. Segundo a maioria dos especialistas, os açúcares brancos contidos em bolos, doces, carnes, embutidos, conservas, bebidas industriais e muitos outros alimentos são acidificantes quando usados em grandes quantidades. É por isso que é essencial equilibrar bem sua dieta com alimentos alcalinizantes (como minerais) e oxigenar os tecidos praticando atividade física.

Otimizando a digestão
Algumas dicas podem ajudar na digestão, como sentar-se durante uma refeição (evitar comer na frente do computador ou da televisão). Mastigar em plena consciência permite que o cérebro transmita a sensação de saciedade e o sistema digestivo desempenhe suas funções de secreção salivar, a fim de tornar o alimento triturado mais assimilável.

Proteger o ecossistema intestinal (ou microbiota)
O ecossistema intestinal requer um equilíbrio nutricional e emocional para ser ideal. É composto de nossa flora intestinal, mas também de bactérias "amigáveis", que garantem uma boa digestão, contribuem para o sistema imunológico e atuam em múltiplas funções no organismo (apetite, assimilação de nutrientes, etc.). Para se multiplicar, eles precisam de fibras, polifenóis, ácidos graxos ômega 3 e vitamina D.

Evite fadiga e compulsões alimentares
Evitar lanches garante o bom funcionamento do nosso ritmo biológico (circadiano). Isso ajuda a regular o açúcar no sangue e o metabolismo geral para evitar fadiga e desejos repentinos de comida.

Preservar o fígado com uma dieta leve e facilmente digerível
Portanto, isso consiste em limitar os alimentos que são muito gordurosos, muito cozidos, muito doces e bebidas alcoólicas. Favorecer uma dieta desprovida de toxinas e poluentes, que pode retardar o metabolismo e torná-lo doente.

Combate a certos tipos de câncer
Certos alimentos como açafrão, chá verde e pimenta reduzem o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Por outro lado, o consumo excessivo de carne promove o aparecimento de câncer colorretal.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.