OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA BOA NUTRIÇÃO (PARTE 1) - Natahaline Rigueira

quarta-feira, 13 de maio de 2020

OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA BOA NUTRIÇÃO (PARTE 1)


Comer bem é essencial para se manter saudável e envelhecer bem. Hoje daremos inícios a uma série de post sobre os principais benefícios de uma boa nutrição. Aqui você descobrirá os principais princípios de nutrição, necessidades nutricionais básicas, como nosso corpo assimila alimentos, os benefícios de uma boa nutrição e como se alimentar bem na prática.

A grande maioria dos especialistas em alimentos, do mundo oficial ou não, concorda com um certo número de princípios que podem servir como guias, aqui estão eles:

Uma dieta balanceada: é aconselhável escolher seus alimentos dos diferentes grupos de alimentos: legumes e frutas (metade do prato), produtos à base de cereais (um quarto do prato), carnes e substitutos (l outro trimestre), ao qual adicionaremos uma ingestão de cálcio, consumindo laticínios, por exemplo. Assim, sua refeição conterá: uma boa dose de carboidratos, proteína suficiente e pouca gordura.

Uma dieta variada: para alcançar a quantidade necessária de nutrientes e evitar deficiências, é necessário não apenas consumir alimentos diários de cada grupo alimentar, mas vários alimentos em cada grupo.

Comida fresca e de boa qualidade: recomenda-se comida fresca e local. Produtos refinados e gorduras hidrogenadas devem ser evitados.

Coma uma quantidade razoável: o excesso de peso promove o aparecimento de muitas doenças e reduz bastante a expectativa de vida. Uma dieta com poucas calorias (mas sem deficiência de nutrientes) mantida a longo prazo pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer e aumentar a longevidade. Além disso, isso ajuda a limitar a oxidação e evitar incrustações. Um exemplo de ajuste: reduza sistematicamente, em um quarto ou um terço, as porções de alimentos ricos em calorias (macarrão e arroz, por exemplo) e substitua-os por alimentos nutritivos e de baixa caloria, como vegetais.

Comida saborosa: primeiro de tudo, é o sabor que determina nossas escolhas alimentares. Se tantas pessoas abandonam uma dieta, é porque isso não lhes dá prazer. No entanto, o alto teor de sal, açúcar e gordura dos alimentos processados ​​parece ser cada vez mais apreciado. Para contrabalançar a atração desses pratos "super favorecidos", você precisa oferecer a si mesmo os alimentos saudáveis ​​que apreciamos particularmente e prepará-los de maneira saborosa - usando, ervas, muitas das quais são boas fonte de nutrientes ...
Coma conscientemente: tomando seu tempo e saboreando cada mordida, a alimentação consciente é uma técnica eficaz para aprender a redescobrir os sabores dos alimentos, enquanto reduz a proporção de alimentos absorvidos durante uma refeição.

Adote a crononutrição: a crononutrição consiste em comer de uma certa maneira, de acordo com as diferentes horas do dia. Por exemplo, é aconselhável comer gorduroso pela manhã, denso ao meio-dia e leve à noite. A longo prazo, esta técnica permite recuperar seu peso saudável e melhorar sua saúde.

Gerencie suas refeições: para uma ingestão nutricional ideal e para evitar ganho de peso, é essencial se organizar. De fato, as refeições desequilibradas geralmente são causadas pela improvisação, por isso é recomendável planejar a noite anterior ao conteúdo do café da manhã e todas as manhãs o que consistirá nas refeições do dia.

Tenha cuidado ao cozinhar: para manter todos os benefícios dos alimentos, é melhor cozinhar em baixas temperaturas (abaixo de 100 ° C), porque a alta temperatura muda as propriedades dos alimentos. Você deve limitar o churrasco, que contém muitos radicais livres. O micro-ondas também deve ser evitado porque distorce a forma química dos alimentos.

No próximo post falaremos sobre as necessidades nutricionais básicas.
Até o próximo post.



Nenhum comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.